Cuidado personalizado em saúde da mulher, da consulta intimista aos procedimentos com tecnologia avançada e inovação.
Uma condição em que o tecido que reveste o útero (endométrio) aparece fora do útero na cavidade pélvica, podendo ser: nos ovários, intestino, peritônio, atras do útero, nos ligamentos e até mesmo na bexiga e próximo a nervos. Isso pode causar inflamação aguda e crônica, fibroses, inchaços e aderências locais que geralmente estão associadas a dores de diferentes níveis de intensidade.
Cólica que não melhora no período menstrual ou dor pélvica crônica, dor na relação, intestino irregular, fadiga, inchaço abdominal. Causando prejuízos ao dia a dia e até mesmo ansiedade e depressão decorrentes da dor crônica e da disfunção do assoalho pélvico. A longo prazo pode também causar infertilidade e disfunção de orgãos com sangramento e oclusão intestinal ou disfunção urinária (casos mais graves).
Diagnóstico: conversa aberta e extensa sobre os sintomas, exame clínico cuidadoso, exames de imagem como ultrassom transvaginal com preparo e ressonância magnética de pelve com preparo intestinal realizados por profissionais capacitados em endometriose.
Tratamento humanizado e multidisciplinar: A endometriose é uma doença complexa que precisa ser tratada com um olhar amplo da saúde feminina: ginecologista, fisioterapeuta pélvico, nutricionista, psicóloga. O cuidado é integral e pode envolver uso de anticoncepcionais hormonais, anti inflmatórios, analgésicos, dispositivo intra uterino hormonal (Mirena) e em casos refratários mantendo dor e desconforto ou casos mais graves o tratamento cirúrgico com cirurgia minimamente invasiva laparoscópica deve ser aventado.
Indicações imediatas de cirurgia: Lesão que comprometa funcionalidade de intestino e ureter, endometriomas grandes (cistos de endometriose no ovário geralmente maiores que 5-6cm), endometriose no apêndice, casos de infertilidade sem resposta ao tratamento clínico.
Cirurgia robótica: quando indicada, traz vantagens tais como: maior precisão, menor sangramento, menor dor pós-operatória, alta hospitalar e retorno precoce à rotina. É tecnologia avançada com visão 3D pelo cirurgião, pinças com movimentos similares a mão humana mais precisas e com redução de tremor, além de melhor ergonomia e mecanismos de segurança que aumentam a precisão cirúrgica.
Sim! Ter endometriose não significa que você não poderá engravidar. Mas a doença pode dificultar, dependendo do grau, dos locais de acometimento e do tempo sem tratamento. O acompanhamento individualizado é essencial para definir o melhor tratamento, melhor momento cirúrgico, seja no planejamento de gravidez espontânea ou associada a tratamentos de fertilização assistida ou de preservação da fertilidade.
Bloco A1 – 1º andar – Consultório 118
Quarta-feira a noite
Quinta-feira de manhã
3º andar – Consultório 303
Terça-feira de manhã
Horários a combinar





Dra Debora Maranhão – Médica Ginecologista e Obstetra CRM-184349 / RQE 863161-1
© 2025 Todos os Direitos Reservados