Cuidado personalizado em saúde da mulher, da consulta intimista aos procedimentos com tecnologia avançada e inovação.
São nódulos benignos de tecido de musculatura uterina que crescem na parede do útero em forma de “bolas” de diferentes tamanhos e localizações, podendo estar mais para a parte interna (cavidade uterina), meio da parede do útero ou mais para fora do útero (mais para a cavidade pélvica). Apesar de comuns, podem variar de tamanho, localização e sintomas, muitas vezes inclusive sendo assintomáticos.
Diagnóstico: feito através de anamnese e exame físico em consultório, associado a exames de imagem como ultrassom pélvico transvaginal ou ressonância magnética de pelve.
Tratamento: clínico através de medicamentos hormonais, anti-inflamatórios ou analgésicos ou cirúrgico dependendo da localização e tamanho dos miomas e desejo ou não de gestação ou preservação do útero.
Tratamento cirúrgico: Atualmente podemos realizar o tratamento através da histerectomia (retirada completa do útero) ou miomectomia (retirada apenas dos miomas), ambas sempre que possível por via minimamente invasiva laparoscópica ou robótica, o que garante menor risco de infecção, menos sangramento e melhor recuperação com alta e retorno precoce as atividades.
A histeroscopia cirúrgica também é um tratamento minimamente invasivo que podemos realizar para retirada de miomas que estejam no interior da cavidade uterina, sendo um procedimento mais rápido e sem necessidade de acesso a cavidade abdominal, com poucos dias de repouso pós operatório.
Mioma não vira câncer. É um tumor benigno.
Não, a indicação depende do tamanho, localização, sintomas e se ele está impactando sua saúde, fertilidade ou qualidade de vida.
Raramente. Hoje temos técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, histeroscopia e a cirurgia robótica, que dispensam grandes cortes e aceleram a recuperação, além de serem esteticamente melhores.
Bloco A1 – 1º andar – Consultório 118
Quarta-feira a noite
Quinta-feira de manhã
3º andar – Consultório 303
Terça-feira de manhã
Horários a combinar





Dra Debora Maranhão – Médica Ginecologista e Obstetra CRM-184349 / RQE 863161-1
© 2025 Todos os Direitos Reservados